Com a chegada do verão, está aberta a temporada de exercícios físicos noturnos no entorno do Maracanã. No local são encontradas diversas opções de atividades físicas, principalmente corrida e treinamento funcional, que consiste no aprimoramento das atividades essenciais para o dia a dia. “O diferencial do treinamento funcional é que ele pode ser feito ao ar livre. Ele pode ser feito em qualquer lugar; na praia, na praça, no play. O ideal é sempre praticar ao ar livre, para existir o contato com a natureza, fugir do ambiente da academia”, afirma o Personal Trainer, Renato Félix.

Disputando a popularidade com o treinamento funcional, a corrida tem conquistado a simpatia dos tijucanos e a adesão à prática é cada vez maior à noite no Maracanã, durante a semana. Pessoas de todas as idades participam dos grupos de maratona ao redor do estádio. “A corrida, pra mim, é a maior forma democrática de se praticar alguma atividade física. É só você botar um calçado, uma bermuda, uma camisa e você sai correndo. A corrida transforma muito a vida das pessoas, principalmente nesse sentido de melhorar a qualidade de vida”, afirma o professor de Educação Física, Thiago Bravo, especialista em treinamento de corrida.

O hábito de praticar exercícios físicos ao redor do Maracanã vem conquistando cada vez mais pessoas, e, de acordo com especialistas, não é só a qualidade da saúde que aumenta, o psicológico do ser humano também ganha muito com essa prática. “Eu tento correr sempre que consigo e me sinto melhor. Fazer uma atividade física continuamente, intercalando dia sim, dia não, me traz uma sensação de satisfação muito grande”, afirma o policial militar, Miguel Lima, 42 anos.

Espalhados pelos arredores do Maracanã existem também diversos aparelhos de musculação, que permitem um treinamento físico mais tradicional. Agora os moradores da Grande Tijuca têm a opção de aderir a uma vida saudável e mais disposta, com as opções de atividades físicas que o entorno do estádio oferece.