Rádio Uerj tem programa destinado ao idoso em sua programação

Idoso em Foco traz informações de bem-estar, direitos dos idosos e circulação pela Cidade Maravilhosa

  Criado em 2009 por Cláudia Helena Steenhagen, pós-graduada em fonoaudioliogia gerontológica, o Idoso em foco surgiu da necessidade de divulgar a promoção da saúde voltada a pessoas da terceira idade. A idéia nasceu enquanto Cláudia trabalhava na Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI.Uerj). Além da saúde, o programa também aborda os direitos dos idosos no quadro Voz do Idoso, que fala de pessoas da terceira idade que se reinventaram ao praticar novas atividades. Já o quadro Saindo de Casa aborda atividades culturais e lugares que o idoso pode visitar e como ele pode utilizar o transporte público.

  O Idoso em Foco é veiculado semanalmente pela Web Rádio Uerj todas as quintas-feiras às 15h e no horário alternativo de sexta-feira às 11h. O programa tem sido um diferencial importante na vida não só dos idosos da Uerj, mas também sucesso nos arredores da universidade, em outros estados e na internet. Segundo Cláudia, em 2012, o programa chegou a 1800 acessos em dois meses, no portal Rádio Tube.

  Mesmo com a grave recessão do estado e a greve da Uerj que durou cinco meses, o programa continuou sendo veiculado às quintas, sempre com conteúdos inéditos para esse segmento de público. As pautas do Idoso em Foco em sua maioria são enviadas pelos próprios ouvintes  do programa, que procura sempre ouvir a opinião de especialistas nas áreas debatidas.

  O programa conta com a participação de três voluntários da terceira idade: Diva Peres, Jaime Ramos e Amilcar Valente, que participam do quadro Voz do Idoso trazendo esclarecimentos acerca do Estatuto do Idoso e de como  reclamar os direitos da terceira idade.