O maior festival de cinema ao ar livre do Brasil ocorrerá no Rio de Janeiro durante os dias 19 e 20 de setembro, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Desde 2011 no país, o Rocky Spirit apresenta diversos documentários de aventura e esportes produzidos recentemente. A terceira edição carioca ocorrerá neste fim de semana a partir das 17h30, com o show de abertura da banda Devir.

Dentre os 26 filmes exibidos, quatro são nacionais: Whiteout, Em busca de todas as manhãs do mundo, Marcelinho – Lugar BMX 2015 e Espírito Livre. O evento promoverá um bate-papo com os diretores de duas dessas produções: Rafael Duarte, que documentou em Whiteout sua trajetória ao escalar o Mont Blanc, a maior montanha da Europa, e Lawrence Ahba, que registrou as aventuras de sua equipe para gravar o amanhecer em diferentes lugares do planeta, disponíveis no curta Em busca de todas as manhãs do mundo.

A primeira edição do Rocky Spirit no Brasil teve duas noites de cinema tradicional e duas no gramado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Em 2013, o festival chegou ao Rio, apresentando sua seleção de filmes em Copacabana. Esse ano, a mostra exibirá 23 títulos inéditos em uma tela de 150 metros quadrados com um projetor full HD, que promete imagens de alta resolução para agradar até os sedentários de plantão.

O festival teve início em uma cidade montanhosa dos Estados Unidos, que promovia anualmente o Mountainfilm in Telluride. O evento se restringia à produções sobre montanhismo, expandindo sua temática ao abordar outros esportes de aventura – como escalada, surf, highline – e seu contato com a natureza, ressaltando o caráter de ar livre que essas atividades possuem. Atualmente, o Rocky Spirit reúne mais de trinta mil pessoas em cinco continentes, alertando sobre abusos contra a natureza e inspirando atletas e ativistas.