O badminton é um jogo individual ou em dupla, praticado com raquete e peteca e mistura o tênis e o vôlei de praia. Sua origem é indefinida, mas sua modalidade mais conhecida começou na Índia, com o nome de Poona, no século 19. Era praticado por oficiais britânicos em suas missões pelo país, que se apaixonaram pelo esporte e o levaram para a Europa. Apesar de pouco falado no Brasil, é o segundo desporto mais praticado no mundo, atrás apenas do futebol, e o mais rápido com raquete.

Em 1870, o esporte foi oficialmente nomeado de badminton quando ganhou fama no palácio inglês Badminton House e, a partir daí, foi ganhando espaço em outros países. Com sede em Gloucestershire, no sudoeste da Inglaterra, a Federação Mundial de Badminton surgiu em 1934, com Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales afiliados.

A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) foi fundada em 1993, mas, antes, em 1984, surgiu a Associação Paulista de Badminton. Criada por um grupo de jogadores que costumava praticar o esporte no clube Associação Esportiva Dragão, com chineses residentes em São Paulo, o grupo foi inscrito na International Badminton Federation pelo presidente Ong Sioe Khing, passando o Brasil a ser representado no órgão máximo mundial desse esporte.

Segundo Luís Manuel, primeiro presidente da CBBd, “a primeira competição considerada como sendo o início oficial da prática do badminton no Brasil foi a I Taça São Paulo, em junho de 1984, organizada pela Associação Paulista de Badminton e com apoio da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo”. A competição ocorreu no Centro Esportivo “Joerg Bruder”, nos fins de semana entre os dias 02 e 29 de Junho de 1984 e acontece até hoje.

Hildengard Meneses, da Tecnologia da Comunicação da CBBd, conta que atualmente a seleção brasileira tem uma equipe de 16 atletas nas categorias júnior e adulto e, filiados a confederação, são 820 atletas. Segundo ele, o badminton vem desenvolvendo projetos de treinamento, como o #descubraobadminton no Rio de Janeiro e os atletas estão se preparando para as grandes competições: “A CBBd dispõe de um centro de treinamento em Badminton na cidade Campinas, em São Paulo, para atletas de alto rendimento”.

No Pan deste ano, a equipe brasileira já superou as expectativas da confederação, que esperava uma medalha de bronze. Entretanto, a delegação ganhou duas medalhas de prata, nas duplas masculinas e femininas, e uma de bronze, na dupla mista. De acordo com Hildegard, as expectativas para a estreia do time brasileiro de badminton em Olimpíadas, no ano que vem, são grandes. “Para os Jogos Rio 2016 esperamos ficar entre as 20 melhores equipes do planeta”.

Os Jogos Olímpicos acontecem do dia 05 a 21 de agosto do ano que vem, na cidade Rio de Janeiro.