Comemorando nesta quarta-feira, 27 de maio, sua vigésima primeira edição no Brasil, o Dia do Desafio abrange também cerca de 22 países participantes. Ele possui o objetivo de incentivar a prática esportiva, levando principalmente a conscientização da importância de atividades físicas para uma vida saudável. Outros benefícios vêm juntos: integração social e contanto com a comunidade – tudo isso com apenas 15 minutos.

Para aqueles que querem mais, o Sesc – coordenador do desafio- preparou um dia inteiro de programação em Copacabana, Madureira, Tijuca e outros bairros. Com direito à aulas de dança, skateboarding, passeio ciclistico, lutas, além de gincanas para crianças e adultos. Os cidadãos podem postar suas fotos e vídeos, seja em casa, na academia ou nas unidades participantes, com a hashtag #DiadoDesafioRio, até às 21h do dia 27.

Desde 2013 o dia tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país até o ano de 2016. O dia do desafio é fruto da iniciativa entre UNESCO e da TAFISA - The Association for International Sport for All - e conta com o apoio da ISCA - International Sport and Culture Association. O movimento envolve iniciativa privada, governo e cidadãos.

Todas as cidades do continente são convidadas, no entanto, para participar é necessária a inscrição com autorização do prefeito. A realização do evento é de responsabilidade das prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Esportes, Educação e Saúde. As inscrições devem ser feitas no site do sesc.

Uma das tradições do evento é de cidades competirem entre si – tudo em um saudável clima de amizade, é claro. Por fim, o município vencedor será aquele que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao seu número de habitantes, mas o verdadeiro prêmio é a qualidade de vida.

 

Inscrições: http://www.sescrio.org.br/diadodesafio/comoparticipar