.Acontecerá, no dia 31 de maio, o circuito 2015 da Corrida e Caminhada contra o câncer de mama, no Rio de Janeiro, promovido pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). As inscrições estão abertas até o dia 22 de maio e podem ser feitas pelo site da organização (http://www.yescom.com.br/ibcc-rj/2015/index.asp) ou em Lojas Hering participantes (Barra Shopping, Ipanema, Plaza Shopping, Praia Shopping, Rio Sul, Shopping Tijuca, Uruguaiana e Via Parque Botafogo). Parte do valor arrecadado será doado para o Hospital São José, localizado em Teresópolis, no Rio de Janeiro.

A largada e a chegada das duas provas, a caminhada e a corrida, serão no Monumento aos Pracinhas, localizado na Avenida Infante Dom Henrique, no bairro Glória. A prova tem início às 08h30 da manhã e os corredores deverão percorrer 5km na praia do Flamengo. O evento, que ocorre desde 1999, já levou mais de 125 mil pessoas às ruas e conta com o apoio de muitas personalidades e famosos que aderiram à causa. Tem como principal função alertar sobre a importância do autoexame nos seios para que o câncer seja detectado de forma ainda precoce, além da promoção da saúde e qualidade de vida da mulher. O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e, no Brasil, é uma das principais causas de mortalidade feminina por ainda ser diagnosticado tardiamente, segundo o INCA.

Desde de 2008, pessoas de ambos os sexos podem participar da corrida e caminhada desde que tenham 16 anos.  Um evento criado no facebook, para reunir pessoas que comparecerão a corrida, já conta com mais de 1200 confirmados, além da organização estimar a participação de aproximadamente 9 mil pessoas. 

Os participantes inscritos deverão receber seus kits, contendo o número de peito de uso obrigatório, e, caso seja oferecido pela organização, chip de identificação usado apenas para a corrida, no dia 30 de Maio, das 9h às 17h, no mesmo local da prova. As categorias participantes são cinco: cadeirantes e handcycle, elite feminina e elite masculina, atletas com deficiência e geral masculino e feminino. Os atletas devidamente inscritos e que completarem a prova no tempo máximo previsto pela organização receberão uma medalha de participação e os troféus são entregues aos cinco primeiros atletas das categorias gerais femininas e masculinas.

Foto: Sérgio Shibuya